Additions no WinXP emulado no Virtualbox
outubro 31st, 2008
Com o meu Virtualbox funcionando, tive alguns problemas como, compartilhar arquivos entre máquina guest e host, aumentar a resolução da máquina guest e o “pega e solta” do mouse, que eu achava muito ruim (ctrl), mas tudo foi resolvido utilizando o Additions.iso
Configurando Additions.iso
Simplesmente abra seu WindowsXP da sua máquina virtual, cllique no menu em Dispositivos/Instalar Adicionais para Convidado. Nesse momento ele vai lhe pedir para baixar uma versão do VBoxGuestAdditions.iso, confirme e indique o destino do arquivo.iso.
Clique novamente em Dispositivos/Montar CD/DVD-ROM/Imagem de CD/DVD-ROM. Abrirá o Gerenciador de Discos Virtuais, aponte para o path que gravou a iso do additions e selecione o arquivo VBoxGuestAdditions.iso.
Agora o seu WindosXP terá um driver de CD com a imagem que foi montada, abra o Meu Computador e dê duplo clique no drive de CD/DVD e instale o VBoxGuestAdditions.exe e faça reboot da VM quando solicitado.
Pronto, esse programa tem várias features como pegar o movimento do mouse na VM direto, poder mudar a resolução dentro da VM mais da que a permitida somente maximizando a janela e compartilhar arquivos como uma pasta da rede, dentro do Windows.
Compartilhando Arquivos entre Host e Guest machine
No rodapé da janela da máquina virtual, click 2x no ícone de uma pasta, como mostra na figura
Click em adicionar uma nova machine folder como na figura à seguir :
Preencha com o caminho da pasta da sua máquina host que você quer compartilhar e pronto.
Agora na máquina guest, apenas de um explore nos locais de rede que você deve encontrar a pasta compartilhada.
Adaptado do Link Original: http://www.mentaldeadlock.com/2007/05/utilizando-virtualbox.html
Abraço, Linuxpoa
André, depois de passar alguns minutos caçando na net uma maneira de redimensionar a área de trabalho do “janelas” que instalei em uma virtualbox no Ubuntu 8.04,achei tua dica sobre Additions.iso que foi matadora, uso Linux mais sériamente a apenas dois anos e confesso não sou especialista, com a ajuda de um amigo aprendi alguns macêtes e é claro consultando fóruns e páginas da comunidade, valeu mesmo!!!
Comentário by beto penna — 12 de novembro de 2008 @ 10:59
esse tuto é excelente, mim ajudou bastante, abraço a quem elaborou!.
Comentário by edfare — 10 de agosto de 2009 @ 23:37