réplicas de relógios rolex
rispost

LULA no Fisl 10.0… Ah… Ninguém merece!

junho 26th, 2009

Pois é… 3º dia de FISL 10.0… Aproximadamente 10:00… Chego na PUC feliz da vida, rindo, contente, tomando meu chimarrão, cantando os sucessos do momento… tal qual foi a minha surpresa, não pude adentrar à parte do evento, mais precisamente o stand do Ubuntu-br pois tudo estava gradeado e cheio de seguranças devido à visita do nosso ilustre presidente da república, o Sr. Luis Inácio aquele lá….

Não sei se meu sentimento de revolta é pelo evento, pela presença do Lula, pela falta de estrutura da PUC, ou pelo $$ investido em tal, pois ser barrado no acesso ao grupo de usuários, ou por ficar sentado na escadaria da PUC escrevendo esse post….

E não sou o único com essa opinião….

Vamos ver as próximas eleições, as imagens ….

rispost

Printer Server Linux sem complicação – Paralela/USB

novembro 26th, 2008

Amigos, depois de “campear” a Internet atrás de uma solução que matasse a charada de compartilhar uma impressora em um box ou servidor Linux, que já cumpre outras tarefas numa rede (FileServer, Firewall, dbServer..), achei algumas soluções e acabei escrevendo este post para facilitar a vida de quem está iniciando nessa área.

Na verdade, a maioria dos tutoriais que se acha pela rede, descreve como fazer um servidor de impressão para máquinas Windows, utilizando o SaMBa e o cups, porém estes são relativamente difíceis de entender o funcionamento para quem quer somente compartilhar uma impressora facilmente, e não quer estudar o funcionamento do samba e do cups, apesar destes serem servidores de arquivos e impressão altamente robustos (Substituem servidores Windows com vantagens!!).

A solução que apresento aqui nada mais é do que tornar uma máquina ou servidor Linux um Printer Server RAW do tipo HP Jetdirect ouvindo na porta 9100 padrão. Isso nos possibilita a impressão via rede de qualquer computador e de qualquer sistema operacional, sem dificuldade de sequer a instalação de driver no servidor, imprimindo diretamente no IP do Printer Server.

Entendendo a Solução (Usando CentOS 5.2)

O grande lance é que vamos utilizar o comando nc (acho que a evolução do comando netcat). Ele simplesmente fica ouvindo em uma determinada porta e repassa tudo que chegar para um device no linux. Device este que pode ser a /dev/lp0 (Saída paralela) ou a /dev/usb/lp0 (Saída USB).

Mão às Teclas

Primeiramente vamos testar a solução e depois criamos um script com um loop que ficará ouvindo na porta e repassando as informações em formato RAW para a porta da impressora. Ao plugar uma impressora paralela, o device já estará criado e não teremos problemas para o reconhecimento. Na conexão USB, teremos que certificar que o kernel achou corretamente o device. Meus testes foram feitos com uma impressora HP692C paralela e uma Lexmark E340 Laser USB em meu Firewall CentOS 5.2 PentiumIII 1.13 Tualatin.

Após plugar e ligar a impressora USB, o kernel irá responder. Verificamos isso com o comando dmesg

# dmesg

O resultado será extenso, porém bem nas últimas linhas teremos algo como:

usb 1-2: new full speed USB device using uhci_hcd and address 11
usb 1-2: configuration #1 chosen from 1 choice
drivers/usb/class/usblp.c: usblp0: USB Bidirectional printer dev 11 if 0 alt 0 proto 2 vid 0x043D pid 0x00C8

Isso informa que o kernel reconheceu o dispositivo como uma impressora e deverá criar automaticamente o device /dev/usb/lp0 com isso já podemos testar o printer server com o comando:

se USB:
# while true ; do nc -l 9100 > /dev/usb/lp0 ; done

Se paralela:
# while true ; do nc -l 9100 > /dev/lp0 ; done

Após digitar o comando referente à sua conexão, o prompt não voltará… Não se assuste, é que como é um loop, para liberar o prompt devemos enviá-lo para segundo plano. Isso será o script que passarei a seguir que irá fazer. Por enquanto, ele ficará assim até que se digite ctrl+c para cancelar.

Digite o comando acima para a sua conexão e abra uma nova console root. Com o nmap poderemos certificar que a porta está ouvindo:

# nmap ip do servidor

Deverá aparecer uma entrada assim: ” 9100/tcp open jetdirect ” Isso certifica que a porta está ouvindo, enquanto o ctrl+c não for pressionado naquela console que deixamos de lado.
Com isso já sabemos que o printer server está funcionando, agora temos que instalar a impressora na estação apontando para o IP do servidor na porta 9100 (padrão em novas portas TCP/IP do Windows).
Abra as impressoras do Windows e adicione uma nova porta TCP/IP com o IP do servidor e a porta 9100, após instale a sua impressora normalmente (Para o Windows informe que ela é local e selecione a porta TCP/IP que você criou antes!) instale os drivers do fabricante e pronto!! Essa impressora poderá até ser compartilhada no Windows mesmo, se vc preferir instalar nas outras estações sem aplicar os drivers.
No Ubuntu (gnome), vá em Sistema/Administração/Impressão, abrirá as impressoras, clique em Nova Impressora, selecione AppSocket/HP JetDirect, entre com IP do servidor e porta 9100 e rolex de replicas siga com a instalação normal de impressora no Ubuntu Linux. Ao final mande uma página de teste e veja o resultado!

Fazendo funcionar sozinho

Criei um script simples para que o printer server suba na inicialização do Linux. Crie um novo arquivo em algum lugar para ser o printer server:

# vi /etc/jetdirect.sh

Coloque o conteúdo do arquivo como segue:

#—————
#! /bin/bash
echo ” ”
echo “Startando o Printer Server JetDirect….”
echo ” ”
# while true ; do nc -l 9100 > /dev/lp0 ; done &
while true ; do nc -l 9100 > /dev/usb/lp0 ; done &
#—————

Se a sua impressora for paralela, descomente a linha do /dev/lp0 e comente a outra. Você também poderá ter várias impressoras, tanto paralela quanto USB utilizando uma porta para cada, tipo 9100 9101 9102… e assim por diante.

Torne ele executável:

# chmod +x /etc/jetdirect.sh

Edite o rc.local e coloque no final uma chamada para o seu script:

# vi /etc/rc.d/rc.local

Adicione ao final a linha

/etc/jetdirect.sh

Agora sempre que o Linux subir, ele carregará o script e ficará ouvindo na porta tcp que você especificou e seu printer server Linux estará funcional.
Era isso amigos. Se tiverem dúvidas, é só apresentar.

Abraço e até a próxima.

Linuxpoa

rispost

Se a Matrix rodasse no Windows….

novembro 24th, 2008

Assistam o vídeo que mostra a matrix e seus bugs se rodassem no ambiente Rwindows.. Hilário, muito bom!. Até o Neo quer aprender Ubuntu !! huahuahuhauha

rispost

Additions no WinXP emulado no Virtualbox

outubro 31st, 2008

Com o meu Virtualbox funcionando, tive alguns problemas como, compartilhar arquivos entre máquina guest e host, aumentar a resolução da máquina guest e o “pega e solta” do mouse, que eu achava muito ruim (ctrl), mas tudo foi resolvido utilizando o Additions.iso

Configurando Additions.iso

Simplesmente abra seu WindowsXP da sua máquina virtual, cllique no menu em Dispositivos/Instalar Adicionais para Convidado. Nesse momento ele vai lhe pedir para baixar uma versão do VBoxGuestAdditions.iso, confirme e indique o destino do arquivo.iso.

Clique novamente em Dispositivos/Montar CD/DVD-ROM/Imagem de CD/DVD-ROM.  Abrirá o Gerenciador de Discos Virtuais, aponte para o path que gravou a iso do additions e selecione o arquivo VBoxGuestAdditions.iso.

Agora o seu WindosXP terá um driver de CD com a imagem que foi montada, abra o Meu Computador e dê duplo clique no drive de CD/DVD e instale o  VBoxGuestAdditions.exe e faça reboot da VM quando solicitado.
Pronto, esse programa tem várias features como pegar o movimento do mouse na VM direto, poder mudar a resolução dentro da VM mais da que a permitida somente maximizando a janela e compartilhar arquivos como uma pasta da rede, dentro do Windows.

Compartilhando Arquivos entre Host e Guest machine

No rodapé da janela da máquina virtual, click 2x no ícone de uma pasta, como mostra na figura

Click em adicionar uma nova machine folder como na figura à seguir :


Essa tela deverá aparecer :


Preencha com o caminho da pasta da sua máquina host que você quer compartilhar e pronto.
Agora na máquina guest, apenas de um explore nos locais de rede que você deve encontrar a pasta compartilhada.

Adaptado do Link Original: http://www.mentaldeadlock.com/2007/05/utilizando-virtualbox.html

Abraço,
Linuxpoa
rispost

Tutoriais recentes publicados no wiki.ubuntubrasil.org

abril 27th, 2008

Amigos,

Recentemente publiquei alguns tutoriais no wiki do ubuntuBrasil, segue os links:

Instalando Webcam microdia no Ubuntu 8.04
Intel wireless 3945abg no Ubuntu 8.04
Atheros série ARxxxx Notebooks Acer Aspire

Era isso!
Baita abraço do linuxpoa.

rispost

Olá, mundo!

abril 27th, 2008

Bem-vindo ao meu blog de Linux.

Linuxpoa = Linux + POA (de Porto Alegre – RS!)

Pretendo postar por aquí todas as novidades.

Grande abraço do linuxpoa

© Linuxpoa Home's Place , Designed by Stealth Settings
Entries (RSS) and Comments (RSS)